O Distrito Federal vai viver uma experiência inédita nos dias de carnaval. Ônibus e metrô terão passe livre para os brasilienses a partir da 0h de sábado (1º) até as 23h59 de terça-feira (4).
De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, para suprir eventual demanda, as companhias de ônibus deverão reforçar a frota com pelo menos 90 veículos durante “os horários ao longo do dia e também nas viagens de volta, para garantir transporte público a toda a população.”
A programação divulgada pela agência oficial do governo do Distrito Federal prevê a circulação de mais de 30 blocos em diferentes locais do DF, inclusive fora do Plano Piloto.
DF Folia 2025
“Nosso carnaval se consolida ano após ano como grande celebração popular, reunindo tradição, cultura e alegria nas ruas. Cada edição fortalece nossa identidade cultural e reafirma o Distrito Federal como um dos grandes polos carnavalescos do país”, afirma o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes
Pesquisa de avaliação feita com os participantes sobre os blocos de carnaval do DF, aplicada em 2024 pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), estima que 1,7 milhão de pessoas participaram de eventos de carnaval, incluindo o período de pré-folia.
Nove de cada dez participantes do carnaval do ano passado eram de Brasília, principalmente moradores de Ceilândia (13,7%), Plano Piloto (12,5%) e Taguatinga (11,6%). Dez por cento dos foliões consideraram o transporte público “ruim” ou “péssimo”.
Pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) identificou que 84 cidades adotaram a gratuidade plena no transporte coletivo em 2023 durante todos os dias do ano, não apenas no carnaval.
Fonte: Agência Brasil