InícioPolíticaCLDFCLDF comemora os 50 anos do Centro de Ensino Médio 05 de...

CLDF comemora os 50 anos do Centro de Ensino Médio 05 de Taguatinga

Publicado em

Em solenidade presidida pelo deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a Câmara Legislativa do DF celebrou, nesta segunda-feira (21), cinco décadas de fundação do Centro de Ensino Médio 05 de Taguatinga (CEM 05). A cerimônia reuniu alunos, professores e representantes da Secretaria de Educação (SEE/DF) que ressaltaram o impacto positivo da instituição para a educação no DF ao longo de meio século.

Daniel de Castro destacou o papel fundamental do CEM 05 na formação de “cidadãos conscientes e preparados para os desafios do futuro”. Ele ressaltou o trabalho dos diretores e professores que, “com dedicação, transformam a vida de quase mil estudantes diariamente, fornecendo-lhes não apenas o conhecimento, mas também um ambiente que promove o desenvolvimento como seres humanos”.

O deputado comemorou a recente inauguração da nova cantina na escola, obra que foi viabilizada por meio de emenda parlamentar. Segundo informou, seu mandato já destinou mais R$ 9 milhões em emendas especificamente ao CEF 05.

Castro elencou projetos de sua autoria que visam melhorar a segurança e a infraestrutura nas escolas públicas. Entre as iniciativas mencionadas estão a presença de profissionais de segurança nas instituições, a instalação de umidificadores de ar para enfrentar o clima seco e a criação de programas de incentivo à prática esportiva.
 

 

Reconhecimento

O diretor de assuntos de saúde do trabalhador do CEM 05, Rodrigo Teixeira, destacou a relevância da cerimônia por possibilitar que os estudantes ocupem e se familiarizem com espaços públicos de decisão, como é a CLDF. “Vocês, estudantes, são o futuro, são a transformação. Precisam conhecer um pouco mais este espaço (CLDF), que é um lugar de cobrança”, ponderou.
 

 

Já Fátima Almeida, diretora do Sindicato dos Professores (SINPRO/DF), avalia que a escola foi responsável pela formação escolar de diversas gerações e que o que simboliza, de fato, o sucesso da unidade de ensino não é sua estrutura física, mas o trabalho desenvolvido pelas pessoas que passaram por ela. “Escola não é só tijolo e paredes, mas pessoas. O que faz uma escola são as relações. Cuidando das pessoas é que cuidamos da escola”, destacou.
 

 

Para Bráulio Gonçalves, vice-diretor da escola, a gestão educacional desenvolvida se destaca por enxergar cada aluno de acordo com sua individualidade, e não apenas como um número. “Acredito em cada um de vocês”, declarou à plateia de estudantes.

O diretor do centro escolar, Evaldo Rodrigues, classificou o CEM 05 como “um solo fértil de possibilidades. Para ele, além do caráter educacional, a escola pública cumpre um relevante papel social, como ferramenta na luta por igualdade social. “O objetivo da escola pública é combater o abismo social por meio da educação”, ponderou.
 

 

A cerimônia contou ainda com falas de alunos, que elogiaram e agradeceram os esforços dos professores para “tornar o CEM 05 um lugar acolhedor”. Ao final da sessão, que teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital e pelo YouTube da Casa, Pastor Daniel entregou moções de louvor ao corpo docente em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
 

 

Fonte: Agência CLDF

ÚLTIMA NOTÍCIAS

VOCÊ PODE GOSTAR