Esporte e lazer mais perto da população. A governadora Celina Leão inaugurou, na manhã deste sábado (27), o campo de grama sintética no Itapoã Parque. Agora, o espaço oferece mais segurança, modernidade e qualidade de vida para os moradores da região. Os investimentos ultrapassam R$ 3,3 milhões, em um campo esportivo de alto desempenho, situado em frente ao Condomínio 63.
“O Itapoã Parque é uma área pensada e planejada, que já tem escola, mas faltava um espaço de lazer. E hoje nós estamos entregando este campo. Tem um PEC [Ponto de Encontro Comunitário] e eu hoje anunciei a construção de um parquinho aqui também e de uma praça, para que as pessoas tenham um lugar para confraternizar e estar em comunidade. Eu tenho certeza que, a cada dia, essa cidade está ficando melhor para se viver. Hoje anunciei também a duplicação da pista principal aqui do Itapoã, que vai custar R$ 18 milhões. Nós vamos continuar investindo. É presença, é cuidado e apoio”, destacou a chefe do Executivo, ao entregar kits esportivos a escolinhas da região.
A obra foi executada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). O local tem uma área de aproximadamente 4.000 m², medindo 80 por 50 metros, e foi equipado com grama sintética do tipo europeu bicolor, própria para a prática esportiva.
“A entrega desse campo é uma grande conquista da população. Desde o início, as crianças e os jovens solicitavam uma área para praticarem esporte. Então, em tempo recorde, menos de três meses, nós fizemos um belo campo de futebol, de grama sintética. Uma área urbanizada, com PEC já instalado. Hoje vai ter futebol o dia inteiro aqui. Os meninos que vão jogar a Copa de 2030 já estão aqui treinando”, brincou o presidente da Novacap, Fernando Leite. “Entregue o campo, vamos agora construir em volta uma praça com campo de areia, um parquinho e banheiros públicos. Uma praça para a família vir passear”, completou.
Equipamento completo
A infraestrutura entregue vai além do gramado. O equipamento tem, ainda, um sistema de drenagem eficiente para evitar o acúmulo de águas pluviais, um alambrado metálico de 5,20 metros de altura para proteção dos usuários, além de dois bancos de reserva cobertos para os atletas e um banco coberto para a equipe de arbitragem.
Para garantir a acessibilidade e a segurança de todos os frequentadores, o projeto incluiu a construção de 620 m² de calçadas, além de portões com dimensões adequadas, inclusive para a entrada de ambulâncias.
O garoto Marcos Paulo Jesus Souza, de 9 anos, aprovou o novo campo. “Agora, vai ter muita habilidade e muito jogo de futebol. O campo ficou muito bom. Estou muito feliz”, contou o aluno do Itapoã Parque Futebol Clube.
Colega de Marcos na escolinha, Christopher Oliveira, 16, relembrou como eram as condições antes da inauguração do espaço. “Representa muita coisa, porque a gente jogava no meio da rua e era complicado, tinha muita movimentação de carros.A gente pegava uns gozinhos para botar no meio da rua ou até chinelo. Agora, não vai ficar aquele tumulto no meio da rua. Estou muito feliz. Vai ser bem interessante a gente treinar aqui, porque a gente treinava no campo do Paranoá e tinha outras escolinhas e atrasava o nosso treino”, afirmou o jovem.
Comunidade atendida
A presidente da Associação Desportiva Itapoã Parque, Silvana Oliveira, destacou o impacto do equipamento público. “Representa tudo, porque as nossas crianças não tinham área de lazer até então, não tinham onde praticar um esporte. Vamos começar já a partir de segunda-feira a treinar os alunos aqui na nossa casa. Hoje atendemos 150 famílias e tenho certeza que, agora, a demanda vai crescer ainda mais, para tirar nossas crianças, nossos jovens do caminho errado e fazer o que eles gostam, que é jogar futebol”, avaliou.
Educação tecnológica
A governadora Celina Leão aproveitou a ida ao Itapoã Parque para inaugurar o laboratório de informática da Escola Classe 401. A estrutura completa é euipada com computadores e outros equipamentos de tecnologia. “São sete laboratórios como esse, que vão ser entregues entre o Itapoã e o Paranoá. E hoje viemos inaugurar o primeiro”, reforçou a chefe do Executivo.
