Os contribuintes do Distrito Federal que optaram pelo parcelamento do IPTU 2025 devem ficar atentos: o prazo para quitar a terceira parcela começa nesta segunda-feira (14). As datas de vencimento variam de acordo com o dígito verificador do imóvel, e os documentos de cobrança estão disponíveis nas plataformas digitais da Receita do DF.
A expectativa do GDF é arrecadar R$ 1,44 bilhão até o fim do ano com o imposto sobre a propriedade urbana e a Taxa de Limpeza Pública (TLP). Até o momento, cerca de R$ 699,4 milhões já entraram nos cofres públicos. Ao todo, são mais de 937 mil imóveis registrados como contribuintes no sistema distrital.
Entre as regiões com maior volume de arrecadação, destacam-se Plano Piloto, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.
De acordo com Guilherme Pinho, gerente de Gestão de Tributos Imobiliários da Receita do DF, a quitação em dia do IPTU é fundamental para a manutenção dos investimentos públicos. “Esses recursos são fundamentais para garantir políticas públicas em diversas áreas. O cidadão que mantém seus tributos em dia contribui diretamente com o desenvolvimento do DF e ainda evita dores de cabeça com a dívida ativa”, explica.
Os carnês de pagamento foram enviados pelos Correios, mas quem não os recebeu pode gerar a guia pelo site da Receita do DF, no aplicativo oficial ou presencialmente. Os contribuintes também podem consultar débitos, regularizar pendências e até parcelar dívidas vencidas pelo atendimento virtual.
Para quem não tem acesso à internet, é possível agendar atendimento presencial nas unidades da Receita do DF ou nos postos do Na Hora, por meio do telefone 156 (opção 3). Fora do Distrito Federal, o número para contato é 0800 644 0156.
Agências da Receita do DF com atendimento ao público:
-
Plano Piloto – 701 Norte, Bloco D, Loja 1
-
Ceilândia – CNN 1, Bloco B, Avenida Hélio Prates
-
Gama – Quadra 1, Área Especial, Setor Central
-
Planaltina – SHD, Bloco C
-
SIA – SAPS Trecho 1, Lote H (próximo à Caesb)
-
Taguatinga – CNA, Área Especial s/n, Praça Santos Dumont
O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30, exceto em feriados.