Três estudantes do Distrito Federal são pré-finalistas para a etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2025. Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), o projeto oferece a alunos da rede pública a oportunidade de aprender sobre o funcionamento das instituições democráticas, além de estimular o protagonismo juvenil em debates sobre integração regional e mudanças climáticas.
Com seis vagas disponíveis por estado, o resultado da primeira fase da seleção, que ocorreu entre 26 e 28 de fevereiro, será divulgado em 10 de março. No Distrito Federal, os três estudantes inscritos abordaram sustentabilidade e cooperação regional para concorrer à sexta edição do PJM, que tem como tema central “A integração regional e as mudanças climáticas”.

“O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa fundamental para fortalecer o protagonismo jovem e a participação democrática. Ao interagir com diferentes realidades, nossos estudantes ampliam sua compreensão sobre os desafios da educação e da sociedade, desenvolvem liderança e exercitam a cidadania de forma ativa. Esse intercâmbio de ideias e experiências contribui para formar jovens mais preparados para os desafios do presente e do futuro”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
Os jovens selecionados serão convocados para participar da cerimônia de posse e do curso de formação, ambos realizados em Brasília, em julho de 2025, onde receberão orientações sobre sua atuação como parlamentar juvenil. Os custos da participação serão subsidiados pelo MEC.

Durante o Curso de Formação, serão escolhidos um titular e dois suplentes por unidade da Federação. Os titulares, 27 estudantes no total, terão um mandato de dois anos, período em que irão construir a Declaração do Parlamento Juvenil, propondo soluções para desafios ambientais e sociais. Eles ainda vão representar o Brasil na etapa internacional do PJM, a ser realizada em Foz do Iguaçu entre os dias 11 e 13 de agosto de 2025.
Projetos sustentáveis
Com o tema “Consciência e Ação: Mobilidade pelo descarte sustentável”, o projeto do estudante do 3º ano do Centro Educacional 01 do Riacho Fundo II, David Lian Vila, 16, propõe conscientizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo e da reciclagem. “A ideia é implementar pontos de coleta em locais públicos para reduzir ou eliminar os pontos de acúmulo de resíduos na região”, explica o jovem, que foi incentivado pela equipe pedagógica da escola a participar da iniciativa. “Achei interessante fazer parte disso, porque instiga os jovens a participar, a criar ideias e estimular o pensamento”, acrescenta o morador de Riacho Fundo II.
Já a aluna do 3º ano do mesmo colégio, Ana Luiza Dias, 17 anos, escolheu o tema “Desafios e Oportunidades no Berço das Águas”. Seu projeto busca compreender como os cidadãos podem desenvolver consciência ambiental em relação ao Berço das Águas, situado no Riacho Fundo II, levando em conta o perfil socioeconômico da população local. “O objetivo é conscientizar as pessoas sobre esse assunto e trazer também os alunos do CEF 1 para um envolvimento com o projeto. Para mim, só participar já é uma vitória”, afirma, orgulhosa.

Ana Luiza e David contaram com o apoio da equipe pedagógica da escola durante a elaboração de seus projetos. “Nosso trabalho foi dar suporte para eles, oferecendo um norte durante todo o processo. Mas como estavam muito dedicados, foi recompensador”, afirma a supervisora pedagógica do CE 01 de Riacho Fundo II, Tatiane Morais. O vice-diretor da unidade celebra a participação dos alunos: “Se conseguirmos levar esses meninos para Foz do Iguaçu, onde será o encontro internacional, imagine o impacto para uma escola da periferia. É algo muito emocionante”.
Já o diretor do CE 01 de Riacho Fundo II, Júlio Moronari, destaca a transformação que a experiência pode trazer: “A participação de dois alunos da nossa escola certamente mudará a forma como os estudantes enxergam a educação e a política. Eles passam a ter maior consciência de seu papel na sociedade e desenvolvem competências essenciais para o futuro acadêmico e profissional. Para a escola, o projeto fortalece a formação cidadã e a qualidade do ensino, promovendo uma cultura de participação ativa na comunidade escolar”.
Plantio de árvores
Representando o Centro de Ensino Médio (CEM) Ave Branca, a estudante do 3º ano Cecília Lopes Andrade, 17 anos, escolheu o tema “Protagonismo jovem no combate às mudanças climáticas como forma de integração”. Seu projeto busca estimular a participação cidadã da juventude no plantio de árvores como medida para combater os efeitos da falta de arborização urbana, da industrialização e das mudanças climáticas.
“O objetivo é trazer para os jovens a responsabilização pela manutenção do meio ambiente”, afirma Cecília. O interesse da aluna pelo PJM surgiu após ela ler uma mensagem enviada pela escola em um grupo de WhatsApp. “O tema me chamou bastante atenção e estou com grande expectativa e empolgada para o resultado”, declara a estudante.
Fonte: Agência Brasília