InícioPolíticaCLDFConhecendo o Parlamento visita o Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho...

Conhecendo o Parlamento visita o Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho II

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (31), a equipe da Escola do Legislativo (Elegis), da Câmara Legislativa, visitou o Centro de Ensino Médio 4 de Sobradinho II. O evento, que faz parte da série de encontros do programa Conhecendo o Parlamento, também recebeu a presença dos deputados João Cardoso (Avante), Doutora Jane (MDB), Fábio Felix (PSOL) e do vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT).

Essa foi a primeira edição do projeto que recebeu a visita simultânea de quatro parlamentares. “Temos hoje a oportunidade de cidadania. Estamos em uma sala de aula diferente hoje”, pontuou a vice diretora do CEM 4, Maria da Paz

Os parlamentares lembraram da importância do ensino público e da participação dos alunos nas ações da escola e nos projetos legislativos.

“Passa um filme na minha cabeça. Assim como vocês, estudei nas escolas públicas de Sobradinho. Foi fundamental a escola pública na minha vida e dos meus irmãos. Aprendi a reivindicar mudanças quando era estudante. Essa oportunidade é muito importante para vocês fazerem o mesmo”, lembrou Vale.

A deputada Doutora Jane falou sobre a importância de um ambiente escolar acolhedor para a autoestima dos alunos. “Hoje tenho a certeza que sou o que sou por tudo que recebi na educação pública. Minha fala é um recado para vocês, para o aluno que tenha qualquer dúvida sobre sua capacidade, seu futuro. Todos, a direção, seus pais, professores, são apoio, mas o controle, o caminho da educação, está na mão de vocês”, disse.

Apresentações

O encontro acontece como culminância de três etapas do projeto, que educa a comunidade escolar sobre o poder legislativo e cidadania, abrindo espaço para a criação de projetos e propostas de melhorias para a região. Dessas propostas, são feitas apresentações aos parlamentares que atendem a RA à qual a escola faz parte.

Breno Rios, que é enquadrado no Transtorno do Espectro Autista (TEA), apresentou sobre o lazer e cultura. “Existe o sucateamento e falta de investimento. A gente sabe o quanto a cultura é importante, tirar as pessoas da vulnerabilidade. Há também uma fuga capital, eventos deixam de acontecer na cidade. Identificamos também a necessidade de um centro cultural, para trazer artistas da cidade e de fora”, apontou.

O deputado Fábio Felix parabenizou os alunos pelas apresentações e disse: “São muitas demandas importantes. Foi muito importante o que você falou hoje, Breno. Foi uma fala contundente, mas que faz o certo sobre cobrar ações de todos. O lazer não é um problema só de Sobradinho II. Temos mesmo que cobrar. ”, disse Fábio Felix.

Nicole Silva, representou os alunos falando sobre os problemas externos à escola, mas que dizem respeito a região em que vivem. “É notável que o governo tem certo desleixo com a saúde. Temos um projeto de lei para a valorização dos profissionais de saúde. Os enfermeiros são colocados abaixo do médico, mesmo que lutem pela vida igual. O que queremos prezar é pela valorização desses profissionais, para que tenhamos infraestrutura.”

O deputado Ricardo Vale aproveitou a oportunidade e retornou: “Os projetos que apresentaram, dependem também do poder público, de políticas públicas. É importante pegar todas essas propostas e fazer um encaminhamento direto ao GDF. O estado precisa entender que os profissionais têm e devem ser bem remunerados.”

Os alunos também apresentaram demandas para melhorar a qualidade do ensino. O estudante Levi Cardoso dissertou sobre a estrutura escolar. “A superlotação é um problema que estamos enfrentando. Atrapalha nossa qualidade de estudo. Acaba diminuindo a interação do aluno com o professor. Muitas pessoas acabam sofrendo influências de outras. Precisamos de investimento na infraestrutura, recursos tecnológicos e criar novas escolas. Como podemos dar mais oportunidades em mais escolas?, quetionou”

“Temos que lembrar que lá nós estamos os quatro, mas 20 deputados à disposição de vocês. Na minha época não havia cantina e banheiros bons. Na CLDF temos um projeto muito bom, que é o PDAF. Vocês merecem e por isso precisamos manter esse programa”, explicou João Cardoso.

 

Fonte: Agência CLDF

ÚLTIMA NOTÍCIAS

VOCÊ PODE GOSTAR