A Câmara Legislativa do Distrito Federal celebrou, na manhã desta segunda-feira (24/2), o aniversário de 32 anos de Santa Maria. Presidido pela deputada Jaqueline Silva (MDB), o evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo da região administrativa e incluiu apresentações musicais e teatrais, além da entrega de certificados.
No discurso de abertura, a parlamentar citou conquistas alcançadas na cidade, destacando a inauguração do Centro de Convivência do Idoso e a implementação de projetos como o Polo JK e o parque ecológico. “Todos os dias procuramos melhorar mais e mais, com uma infinidade de obras que temos conseguido fazer na cidade”, salientou Jaqueline Silva.
O administrador regional França Penha Neto também celebrou o desenvolvimento do local em várias áreas, como educação, saúde, transporte, segurança e infraestrutura. “Cheguei em Santa Maria há 20 anos, como morador do bairro Porto Rico, quando não tinha água e energia. Porto Rico evoluiu junto com essa cidade e, para mim, é uma felicidade muito grande”, disse.
Saúde e segurança
Durante o evento, o superintendente da Região de Saúde Sul, Willy Pereira da Silva Filho, ressaltou a necessidade de ampliar as 34 equipes de atenção primária e as dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender os mais de 120 mil habitantes de Santa Maria. “O estado precisa alcançar essas populações. Temos nos esforçado, tentado consolidar as equipes de atenção primária e secundária”, disse.
Denise Bastos, presidente do Conselho Regional de Saúde Sul de Santa Maria, também mencionou a entrega de novas UBS, além de reformas e adequações nas unidades já presentes na região. “Sabemos que o acesso ao usuário tem que melhorar e estamos lutando para que isso aconteça com o apoio das nossas lideranças da cidade”, frisou.
O tenente-coronel Vieira, comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar do DF, comentou a falta de efetivo na unidade que, dos 440 policiais previstos, apenas 150 estão em condições de trabalho. “Temos que ter o cuidado com a saúde desses homens que cuidam da segurança dos moradores”, enfatizou.
Ao fim do evento, representantes de movimentos sociais e culturais que atuam na região receberam moções como reconhecimento pelas atividades a favor da população. A solenidade foi transmitida pela TV Câmara Distrital e pelo Canal da Casa no YouTube.
Fonte: Agência CLDF